A Escola

Home / A Escola

Quem Somos

O CEI Aurora oferece uma forma diferente de ensino. Acreditamos que criança é um ser único e especial, cheia de imaginação, sonhos, energia e vigor. A forma como ela aprende do mundo à sua volta deve ser, também, repleta de fantasia e vitalidade, tornando o processo de aprendizado muito mais interessante.
Acreditamos que as crianças aprendem brincando, explorando, inventando e fazendo. A experiência é o melhor e mais competente professor. Através das brincadeiras as crianças exploram o mundo, não existindo uma resposta certa ou errada, apenas um processo de aprendizagem.
       O Espaço de brincar no Centro de Educ. Infantil Aurora valoriza a expressão e a socialização retomadas pela equipe da escola, com apoio da família e da comunidade, e gera espaços para a estruturação de ambientes de livre exploração, onde o brincar pode ter lugar simultâneo a outros, necessários para a educação da criança pequena.

Nossa História

Nossa escola começou muito antes da sua abertura, quando ainda era um sonho na nossa mente. Concretizado em 05 de fevereiro de 2009, abrimos o CEI Aurora com cinco crianças e fechamos o ano com quinze. A partir daí, iniciamos uma trajetória de muito estudo, muitas viagens pedagógicas que nos trouxeram a vontade de fazer diferente. Em 2011, nossa diretora Zuleica Malucelli visitou algumas escolas em Portugal e, no ano seguinte, participou de um curso na cidade italiana de Reggio Emilia. Estas foram as primeiras experiências de conhecer pedagogias diferenciadas e de escutar e olhar para a criança de outra maneira, o que nos inspirou a uma mudança no olhar que tínhamos para elas na Aurora também.

A proposta da escola sempre foi construtivista, mas a forma como trabalhávamos com os projetos e as atividades proporcionadas iam por um viés um pouco mais tradicional. Aos poucos, de 2012 a 2015, mudamos o formato das salas, deixando mais espaços livres, alteramos as propostas, colocando mais opções de materiais para as crianças, e formamos a equipe para que as professoras soubessem trabalhar de outra maneira. Foi em 2015, após uma semana de visita e estudos na Casa Amarilla, em Lima – Peru, que a Aurora ganhou outras características, principalmente em suas salas. Adotamos o trabalho em setores e, neste mesmo ano, montamos uma sala modelo para que as professoras experimentassem essa nova forma de atuar. Com 100% de aprovação, em 2016, transformamos as demais salas pensando em projetos mais abertos sem direcionar a um tema da nossa escolha. Ouvindo nossas crianças e suas ideias, realizamos um trabalho em pequenos grupos com projetos cujos temas atendem as suas demandas de pesquisa e investigação. A partir de 2017, os projetos não são pré determinados pela escola, os temas seguem, agora, o interesse que as crianças trazem nas suas explorações e descobertas. Com estágios anuais na Escola Aleph, no Peru, passamos a fazer parte do rol das escolas parceiras desta instituição. Acreditamos em uma forma de educação na qual a criança é protagonista de suas ações, com capacidade para escolher entre as opções dadas; uma criança criativa, sensível e que tem 100 linguagens para se expressar. Nossa missão é ouvi-la e acreditar nas suas capacidades.

Entre estas mudanças do CEI Aurora, em 2014, impulsionadas pela demanda dos pais, inauguramos o Aurora Espaço Bebês, para bebês de 0-2 anos, inspirado na Abordagem Pikler, na Teoria do Apego desenvolvida por John Bowlby e na teoria de Winnicott, especialmente no que diz respeito aos seus pensamentos sobre a formação do Eu e sobre a relação entre mães e bebês. Participamos anualmente das formações e seminários realizados pela Associação Pikler-Lóczy, na França, Hungria e em outros países, para trazer às crianças pequenas um cuidado único, individualizado, que prima pela constituição de um sujeito a partir da formação do vínculo afetivo que se dá entre cuidadoras e bebês. O Aurora Espaço Bebês surgiu do ideal de suas diretoras, Ana Thereza Malucelli de Albuquerque e Zuleica Malucelli, de oferecer aos pais um espaço acolhedor e diferenciado para deixar seus bebês.