Berçário

Home / Berçário

Espaço Bebês

Organizamos nossa rotina com os bebês (3 a 18 meses, aproximadamente) e crianças pequenas (de 18 a 24 meses, aproximadamente) de modo a contemplar os momentos de cuidado, de formação de vínculos e exploração do ambiente que é preparado levando em consideração a motricidade livre e as brincadeiras espontâneas, sob o olhar dos princípios da Abordagem Pikler. Temos os grupos de Berçário 1 e Berçário 2 separados de acordo com o desenvolvimento motor dos bebês. Cada bebê tem sua cuidadora de referência que faz suas trocas e alimentações de forma individualizada e de acordo com as características pessoais de cada um. O bebê é considerado como um sujeito competente, repleto de direitos, sendo o principal deles o nosso inteiro respeito as suas particularidades. Dentro do Espaço Bebês, temos também o Módulo Aurora, dividido em dois grupos, para os bebês que completam 2 anos e precisam de propostas motoras e cognitivas ainda mais desafiadoras. Prevalece o conceito de cuidadora de referência e o número de crianças por cuidadora aumenta em virtude da ampliação das relações sociais e autonomia desta crianças.

Trabalhamos com pacotes de horas de permanência diária (mínimo de 5 horas e máximo de 12 horas) de forma flexível e adaptável a cada contexto familiar. Os horários de entrada e saída são determinados pelas demandas dos pais. Temos também a opção das crianças frequentarem o Espaço Bebês três vezes na semana.

Pensamos no currículo dos bebês e crianças pequenas apoiado nas demandas da interação, da rotina de cuidados, do conhecimento de si e do outro e da relação com o ambiente e o entorno. Nossos princípios de respeito e escuta da criança nos mostram que temos que proporcionar momentos para suas conquistas de independência nas realizações motoras, de linguagem oral e construção de vínculos afetivos.

O cardápio do Espaço Bebês é elaborado pela nossa nutricionista e preparado na íntegra por nossas cozinheiras, seguindo o controle higiênico sanitário dos alimentos e os procedimentos orientados pela vigilância sanitária e pela profissional que nos supervisiona. O menu é diferenciado em cada etapa, Berçário 1, Berçário 2 e Módulos Auroras, e adaptado de acordo com as demandas dos bebês e de suas etapas de alimentação. Adequamos também em casos de intolerâncias e alergias, pois entendemos que a alimentação saudável e balanceada é fundamental para crescimento e desenvolvimento global, principalmente nos primeiros anos de vida.

O processo de adaptação no Aurora Espaço Bebês ocorre de maneira individualizada, sem um tempo determinado, pois é mais angustiante para os pais do que para os bebês propriamente. Recomendamos que nos primeiros dias a mãe (ou um adulto com o qual a criança tenha vínculo afetivo) entre na sala com o bebê para conhecer nossa rotina e, aos poucos, também formar um vínculo de confiança com nosso espaço físico e com a equipe. O ideal é que o adulto que traz o bebê apresente a escola para ele e entregue-o de forma segura e espontânea. A confiança que os pais depositam na escola e na cuidadora de referência, vai garantir a formação de vínculo entre adulto/bebê.

Os bebês do Berçário 1 e 2 e as crianças pequenas do Módulo Aurora tem, cada grupo, um momento com uma especialista em música que traz, uma vez na semana, sons, canções, brincadeiras de roda, instrumentos diversos, melodias com materiais não estruturados e objetos sonoros que ampliam o universo de comunicação e expressão através de uma linguagem universal e sensível ligada ao conhecimento artístico, estético e criativo.

Conheça nosso ambiente