Reggio Emilia
Abordagem Reggio Emilia
A Escola Aurora é inspirada nas ideias de Reggio Emilia, abordagem diferenciada no trabalho com as crianças a partir de três anos, educação infantil e fundamental I. Proveniente da Itália, da época da Segunda Guerra Mundial, a Abordagem de Reggio, idealizada por Loris Malaguzzi, valoriza a representação simbólica da arte como ferramenta primordial do aprendizado e baseia-se em projetos desenvolvidos de acordo com os interesses das próprias crianças para explorar o currículo da educação infantil e do ensino fundamental. Cada grupo descobre sobre um tema e aprofunda suas pesquisas dentro de quatro eixos básicos: natureza, identidade, sociedade e acolhimento.
Nossa proposta é de construir um ensino mais aberto às ideias que as crianças tem, dando ouvidos as suas teorias e respeitando o tempo de cada uma, reconhecendo-as como sujeitos de direitos; trabalhando com autonomia para que elas mesmas construam seu conhecimento, ao invés de somente absorve-lo a partir de um professor que ensina. Na Aurora, o professor é um mediador entre as crianças e o meio, o qual atua como um terceiro educador, pois as crianças aprendem também com os objetos e seu contexto social. As nuances de tonalidades existentes ao ar livre não podem ser reproduzidas em objetos não-naturais, por isso, entre outros motivos, o parque da escola é um enorme campo de pesquisas e de oportunidades de aprendizagens dinâmicas. Dentro da proposta de ReggioEmilia, o trabalho com frutas, flores, sementes, folhas, pequenos animais, enfim, com tudo que vem da natureza, é fundamental nos projetos.